quarta-feira, 29 de julho de 2009

Perdão e Arrependimento

Pedir perdão é muito importante. Quem o faz reconhece seu erro, dá o braço a torcer e abre mão da razão, permitindo que seu ego seja quebrado. Mas nem todos os que pedem perdão se arrependem de verdade; e pedir perdão sem antes estar arrependido é continuar no erro.

Tenho certeza de que acontece muito com as pessoas o fato de pedir perdão sem se arrepender. Quantas vezes não pedimos perdão a Deus por um erro e, logo depois, o cometemos novamente? Nesses casos, não há arrependimento; ou seja: não mudamos o nosso comportamento, não nos entristecemos e não nos angustiamos por termos errado. Quando o nosso pecado não nos causa tristeza e angústia, temos facilidade em esquecê-lo e uma forte tendência a cometê-lo novamente.

Uma pessoa arrependida é uma pessoa extremamente entristecida pelo seu erro e quebrada por dentro. Tal pessoa não deseja cometer o mesmo erro nunca mais, afastando-se completamente daquilo que a levou a pecar.

Acho interessante o caso do apóstolo Pedro. Ele pecou contra Jesus, negando-o três vezes diante de todos (assim como todo ser humano, Pedro era passivo de medo). Mas não pediu perdão pelo seu erro! Antes se entristeceu profundamente com o pecado que cometeu e mudou seu comportamento e suas atitudes, tornando-se um grande homem, digno de ser líder da igreja do Senhor. Pedro morreu por causa do Evangelho, mas não traiu Jesus novamente. Isso é arrependimento! E o interessante é que, mesmo não tendo o pedido formal de perdão, fica evidente que Pedro se arrependeu.

Deus sempre perdoa aquele que está arrependido de seu pecado, e Jesus nos manda fazer o mesmo — Ele disse para perdoarmos o nosso irmão setenta vezes sete (Mateus 18:22). É verdade que devemos perdoar sempre, mesmo que sejam muitos os erros cometidos por uma única pessoa. Porém, a mensagem para os que erram é de que se arrependam e abandonem o pecado.

O Senhor também nos manda resolver qualquer tipo de pendência com nosso irmão, antes de oferecermos a nossa oferta e adorarmos a Deus (Mateus 5:23,24). Nesse contexto, Jesus estava fazendo uma comparação entre o homicídio e a ira, no que diz respeito ao julgamento. Ou seja, Ele dizia que a lei condenava o homicida, que seria julgado pelo seu crime. Mas que na verdade, qualquer que se irasse contra seu irmão estaria sujeito a julgamento. Com isso, Jesus nos ensinou que ambos os pecados revelam o mau conteúdo do coração. E por isso é que precisamos nos entender com o nosso irmão, para que Deus possa purificar o nosso coração, nos libertando de todo mal. E só quem tem um coração quebrantado, arrependido e purificado é que pode adorar a Deus verdadeiramente.

Não acredito que Deus perdoe pecados simplesmente por terem sido confessados e/ou porque houve pedido de perdão. Acredito que Deus perdoa o que está arrependido. Por isso, não peça perdão sem antes estar arrependido. O arrependimento é cura pra alma e agradável a Deus!


*texto do blog Salvos pele Amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário